Câmara de Santo Antônio apoia criação de Parlamento Metropolitano

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Mauro Marreta (PT), recebeu, nesta quinta (29/01), a visita do Presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT). O assunto foi a implantação do Parlamento Metropolitano, um fórum de discussão que reunirá os 34 municípios da Região Metropolitana para debater e buscar soluções para problemas em comum entre as cidades. A primeira reunião do Parlamento está prevista para março.

“Esta é uma ideia belíssima. Existem muitas demandas que o município, sozinho, não tem como resolver, sendo necessária toda uma discussão com outras cidades da região. Situações relacionadas à água, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança pública e saneamento básico, são exemplos disso. O Parlamento Metropolitano facilitará não apenas essas conversas, mas também a resolução destas questões em comum. Além disso, unidos, teremos muito mais facilidade de conquistarmos recursos junto aos governos Estadual e Federal”, enfatizou Marreta.

O vereador Mauro Pinheiro, destacou a importância do debate entre os Legislativos Municipais. “Coloquei a instituição deste projeto como meta de meu mandato na Presidência da Câmara de Porto Alegre. Está na hora de nós, vereadores, nos unirmos e nos mobilizarmos por conquistas em comum para nossos municípios. A ideia do Parlamento Metropolitano é esta, procurar soluções em comum e estimular a troca de experiências entre os vereadores”, explicou o vereador.

A ideia é que o Parlamento Metropolitano funcione da mesma forma que uma Câmara de Vereadores. Serão redigidos estatuto e regimento próprios, será escolhida uma mesa diretora e comissões temáticas serão instauradas para que as discussões sejam aprofundadas.

Postado: 30/01/2015
Atualização: 30/01/2015