Câmara de Vereadores aprova aumento da margem consignável de servidores aposentados para 40%

A Câmara de Vereadores tem pautado diversas iniciativas com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia em Santo Antônio da Patrulha. Em agosto, o vereador Valtair Andrade (progressista) encaminhou, ao Poder Executivo, a Indicação nº 239/2022 solicitando um estudo junto a secretaria da Administração e Finanças um aumento de 30% para 40% do empréstimo consignado para os servidores aposentados.

Em sua justificativa, o vereador argumentou que a pandemia impossibilitou o planejamento financeiro familiar e transformando o crédito consignado, por vezes, na única fonte financeira capaz de custear as despesas. Também salientou que vivenciamos um dos momentos mais críticos nos últimos 100 anos.

Nesta semana, durante a 32ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 006/2022 que amplia a margem para a contratação de empréstimos consignados pelos servidores aposentados do município.

O crédito consignado é aquele que é descontado diretamente do contracheque da pessoa que tomou o empréstimo. Essa modalidade de crédito geralmente apresenta algumas das menores taxas de juros do mercado por conta do baixo risco de inadimplência.

Por fim, Valtair agradeceu aos vereadores pela aprovação do PLC e salientou que esta iniciativa irá facilitar o acesso ao crédito e criar condições favoráveis para o reaquecimento da economia.

Postado: 14/09/2022
Atualização: 14/09/2022