Câmara de Vereadores com votação digital

As votações na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, a partir de hoje, passarão a ser muito mais seguras, transparentes e dentro do rito estabelecido pelo Regimento Interno.

Em 2022, o Poder Legislativo adquiriu um tv/painel e um sistema informatizado de controle de tempo dos discursos e apartes dos vereadores na gestão do vereador André Selistre. Já no final de 2023, durante a gestão do vereador Ezequiel Peixoto foram adquiridos tablets para que, a partir de hoje, ocorra um processo de votação totalmente digital.

Os vereadores, profissionais da imprensa e visitantes poderão acompanhar de forma mais transparente todo o processo de votação. Desse painel também poderá ser acompanhada a frequência de cada vereador.

O registro da presença será realizado a partir da presença de cada vereador e terão a sua disposição um tablet. Serão no total 13 tablets. A presença dos vereadores será exibida no painel do plenário.

O painel eletrônico dará um ritmo mais rápido e preciso ao processo de votação de matérias. Cada vereador terá três opções para se posicionar nas votações, decidindo pelo “a favor”, “contra”, ou pela “abstenção”. Quando tiver início o expediente de votação, com a Ordem do Dia, o placar zera e dará início ao registro de votos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Airoldi (Canário), acredita que este é um passo importante na modernização dos trabalhos do Legislativo.

O novo sistema também irá controlar o tempo dos discursos nos dois expedientes das sessões ordinárias. Quando o orador extrapolar seu tempo, definido pela Mesa Diretora, o corte no som do microfone será feito automaticamente.

Postado: 09/02/2024
Atualização: 22/02/2024