Câmara faz descerramento de placa em homenagem ao ex-presidente André Selistre

Na tarde desta segunda-feira, dia 27 de dezembro, que antecedeu a última Reunião Ordinária de 2021, os vereadores descerraram a placa do vereador André Selistre na Galeria dos Ex-Presidentes fixada na entrada da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha. Entre os presentes, o Prefeito Rodrigo Massulo, vereadores da Casa também desta Legislatura (2021/2024), acompanhado pelo atual presidente João Luis Moreira (Bacana), secretários municipais, funcionários e empresários.

O prefeito Rodrigo Massulo falou sobre o período em que foi colega de vereança com André Selistre, além de tratar sobre o trabalho realizado e pela sua capacidade e coragem de acreditar na política. Também observou a pluralidade de pensamentos entre os vereadores, no entanto, ponderou que as decisões sempre foram tomadas pensando na coletividade, no bom funcionamento da Casa e nas soluções para o município, o que de acordo com o prefeito, fazem cumprir o papel do legislador.

Durante sua fala, o presidente do Poder Legislativo em 2021, João Luis Moreira (Bacana), relembrou a passagem pela Câmara de André, destacando as conquistas e melhorias promovidas durante as suas gestões como presidente da Casa.

Por fim, o vereador Progressista e ex-presidente, André Selistre, afirmou ser um dia marcante na sua trajetória pública. Primeiro o descerramento da placa em sua homenagem como presidente em 2020, mais tarde, na 47ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, última deste ano, a votação por unanimidade sendo eleito novamente presidente da Casa Legislativa para o ano de 2022, e mais a aprovação, por Acordo de Lideranças, do PLC nº 007/2021 com a modificação do Plano Diretor, onde será um grande passo para o desenvolvimento do município, conforme ele.

Presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha em 2017 e 2020. Em 2021, assumiu como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A partir do próximo ano, em 2022, será novamente o presidente do Poder Legislativo.

André Selistre sempre procurou trabalhar com transparência e publicidade dos atos do Legislativo. Teve uma importante passagem pelo comando da Casa Legislativa, assim como os presidentes anteriores. Entende que os desafios são de todos. “Durante e após o mandato como presidente, com concordâncias e discordâncias, com complementações, com pensamentos e ações, você pode e deve enfrentar os desafios do presente como ator dessa história”, salienta.

Atuou como Secretário Municipal de Obras (janeiro/fevereiro 2016) comprometendo-se de todas as ações envolvendo a Lagoa dos Barros (reconstrução da estrada, acompanhamento do processo da ETE Osório) e modificando o cenário do acostamento da ERS 030 (rotatória da Cardoso Marques até a rotatória da zona bancária).

É seu o Projeto de Lei nº 152/2019 que oficializa o evento FENACAN como Patrimônio Cultural, Social e Econômico no município, além da inclusão da festa no Calendário Oficial de Eventos, vedando a mudança de nomenclatura do evento pelas próximas administrações.

Decisivo no Projeto de Lei nº 08/2020 que inclui no calendário de eventos do município no mês de dezembro, o Dia Municipal do Terno de Reis, juntamente com o Projeto de Lei 11/2020 que oficializa o evento TERNO DE REIS como Patrimônio Cultural, Social e Econômico no Município de Santo Antônio da Patrulha.

Principal apoiador da permanência do INSS na Cidade de Santo Antônio da Patrulha. Conforme sua indicação 009/2017, protocolado e aprovado por unanimidade no dia 20 de fevereiro de 2017 e assinado por todos os vereadores, foi encaminhado para que o Poder Executivo Municipal que providenciasse a locação de prédio para o uso da agência do INSS, tendo em vista a precariedade depois de 20 anos na Av. Cel. Victor Villa Verde (no segundo Piso do Banco do Brasil).

André é filho de Antônio de Oliveira Selistre (In Memorian) e Alice Ana de Oliveira Selistre. Casado com Elisete da Silveira Selistre, tem duas filhas: Andrielly e Andressa, e dois netos: Manuella e Caio. Seus irmãos Vicente Paulo de Oliveira Selistre, Teresinha Goretti de Oliveira Selistre e Fátima Aparecida Selistre Pesenti (In Memorian).

Postado: 29/12/2021
Atualização: 29/12/2021