Câmara Municipal de Santo Antônio entra no clima do Outubro Rosa

A entrada do prédio da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha recebeu uma decoração especial em alusão ao Outubro Rosa, movimento de conscientização a prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Há uma necessidade que a sociedade se una aos governos federal, estadual e, sobretudo, municipal para se combater um dos maiores males das últimas décadas, o câncer, principalmente o câncer de mama, que vem vitimando mulheres brasileiras.

O tema é delicado, mas precisa deixar de ser tabu para ganhar a atenção de pais, amigos e familiares. Cientes da importância da iniciativa, todos os anos o Legislativo patrulhense adere a Campanha.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico precoce aumenta 95% as chances de cura.

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Postado: 18/10/2018
Atualização: 18/10/2018