Câmara presta homenagem aos 20 anos do Sistema Municipal de Ensino

No último dia 8 de maio, por iniciativa do vereador Rodrigo Massulo, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha homenageou os 20 anos do Sistema Municipal de Ensino.

Receberam certificados e homenagens todos que fazem e fizeram parte do Sistema ao longo desses 20 anos: os três Prefeitos do período, as cinco presidentes que passaram pelo Conselho Municipal de Educação nestes 20 anos, duas secretárias-executivas do Conselho de Educação, quatro secretárias municipais de educação e as 13 escolas municipais de Educação Infantil, as 16 escolas municipais de Ensino Fundamental e as cinco escolas privadas de Educação Infantil que fazem parte do sistema municipal através da compra de vagas.

Em suas falas, as autoridades presentes destacaram a história de crescimento da educação patrulhense e homenagearam os membros do sistema de ensino.

Em 1970, foi criado o Conselho Municipal de Educação, que teve como primeira presidente a senhora Teresinha Bier, homenageada de honra daquela noite. Em 1996, com a aprovação da LDB, ficou clara a competência dos municípios para decidirem sobre a criação de seus sistemas.

Dois anos depois, em 1998, através da lei 3.255, é criado, de forma pioneira, o Sistema Municipal de Ensino de Santo Antônio da Patrulha. A partir daí, o Sistema Municipal de Ensino dá autonomia ao Conselho Municipal de Educação, criando-lhe diversas atribuições e não necessitando mais o município estar subordinado ao Conselho Estadual de Educação.

Foto – Aimoré

Postado: 15/05/2018