Câmara recebe orientações da Vigilância em Saúde sobre o controle dos Borrachudos no município

Na tarde desta quarta (24), no Plenário da Câmara, por meio da Secretaria da Saúde a equipe da Vigilância em Saúde esteve presente junto aos agentes comunitários de saúde, comunidade e vereadores oferecendo todas as orientações sobre o Programa de Controle dos Borrachudos, ministrada pela servidora da 18 CRS, Anne Marth, médica veterinária. O objetivo foi esclarecer sobre os problemas ambientais relacionados ao aparecimento do inseto e restabelecer a qualidade de vida das comunidades atingidas pelo ataque do mosquito, principalmente no interior.

Os dias mais quentes são o período do ano em que há maior aparecimento de insetos, incluindo o borrachudo. Como este se desenvolve em águas correntes (arroios), há interferência do calor e das chuvas para maior desenvolvimento do mesmo.

“Recebemos de modo muito forte essa demanda nos últimos tempos. As chuvas mudaram a característica da região, e as comunidades do interior estão sofrendo muito com esse problema. Vamos fazer o possível para contribuir com esse controle.”, destacou o presidente da Casa, Sérgio Airoldi (Canário).

Estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Massulo, o secretário da Saúde, Toninho Selistre, a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Suelen Kaltbach, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Alexandre Airoldi, e os vereadores Samuel Souza, João Luís Moreira (Bacana), Diego Portal, Antônio Vieira Dias, Gabriel Diedrich, Valdir Silva, André Selistre e Valtair Andrade.

Postado: 24/01/2024
Atualização: 24/01/2024