sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Campanhas “Dezembro Vermelho e Laranja” focam no combate à Aids e ao câncer de pele
Campanhas “Dezembro Vermelho e Laranja” focam no combate à Aids e ao câncer de pele

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha contribui neste mês com a campanha de prevenção, promoção à assistência e proteção das pessoas infectadas com o HIV/Aids e o câncer de pele.

O mês de dezembro marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a aids, a síndrome da imunodeficiência humana. 

O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos para o HIV, que são gratuitos e disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios. 

É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O vírus pode ser transmitido “a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.” Por isso, é essencial se proteger em todas as situações e fazer regularmente o exame.

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e a principal barreira física contra o meio externo e o câncer da pele responde por 1/3 de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.

A doença é causada por crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e são provocadas principalmente por exposição excessiva aos raios ultravioletas.

Os tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis pela maior parte dos novos casos da doença por ano.

A melhor forma de prevenir o câncer de pele é proteger e observar a pele diariamente. Presença de lesões em pele com alteração de cor e textura devem ser acompanhadas por um profissional especialista na área, uso de roupas, exposição ao sol em horários adequados e uso de protetor solar são imprescindíveis para uma pele saudável.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 01/12/2023
Atualização: 22/12/2023
Acessos: 557

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo