CAMPUS FURG-SAP, COM APOIO DA PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, BUSCA PARCERIAS COM O SENAI

Na última terça-feira, 16 de janeiro, o diretor do Campus FURG-SAP, Antônio Valente, e o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, foram recebidos pela Secretária Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, para uma reunião com representantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul) com a finalidade de apresentar a proposta do Campus e do município para parcerias na área do ensino e da pesquisa com à instituição.

Acompanhando a comitiva de Santo Antônio da Patrulha, participaram também da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Sergio Arioldi, o Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Luciano Silveira, Ferúlio José Tedesco. Já o Campus FURG-SAP foi também representado pela professora Fernanda Araújo Pimental Peres do curso de Engenharia da Produção e pelo Diretor do Parque Científico e Tecnológico – OCEANTEC/FURG, Arthur Gibbon que participou de forma on-line. O evento contou ainda com a presença de Kassiano Fraga, assessor do Gabinete de Projeto Especiais do Vice-governador que articulou o encontro no Centro Administrativo do Estado.

O SENAI, por sua vez, esteve representado pelo seu diretor-regional, Carlos Trein, o gerente da divisão de Tecnologia e Inovação, Victor Gomes, o gestor do Instituto do Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Vitor Nardelli, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia, Bruno Trasatti.

A secretária Simone Stülp deu início à reunião destacando o desenvolvimento pelo qual vem passando o município de Santo Antônio da Patrulha, sobretudo, ressaltando a forte união que existe na cidade em prol da inovação, fato que caracteriza um grande diferencial e abre perspectivas cada vez maiores para novos projetos.

Em seguida, o prefeito municipal, Rodrigo Massulo, relatou os avanços do município na infraestrutura, a diversidade da economia envolvendo a agroindústria, a agricultura familiar, as indústrias moveleiras, calçadistas e alimentícias, além do forte pólo metal mecânico. Lembrou igualmente dos investimentos privados no comércio, no setor de hospedagem, habitação na forma de loteamentos e ratificou o apoio da cidade para parcerias entre a FURG e o SENAI.

Logo após, Antônio Valente procedeu uma apresentação com diversos aspectos sobre o Campus da FURG-SAP criado em 2009 com foco no setor agroindustrial do país. Explanou os cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos, a infraestrutura existente nos dois complexos de edificações do campus e destacou o início da construção do prédio do Parque Tecnológico da FURG em Santo Antônio da Patrulha prevista para o primeiro semestre de 2024. Mostrou igualmente vários aspectos da FURG e a sua presença no litoral gaúcho com três campi, além do campus sede na cidade do Rio Grande. Valente, deu continuidade, ressaltando a localização estratégica do município, seus destaques na educação, conforme dados do IBGE (2021), a diversidade de acessos rodoviários e a proximidade com aeroporto da capital, oferecendo uma área do Campus para a instalação do novo Centro de Tecnologia Industrial do SENAI com foco na agroindústria.

Os representantes do SENAI demonstraram-se entusiasmados com o desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha e do Campus sob todos os aspectos apresentados. Esclareceram vários aspectos referentes ao projeto do novo centro tecnológico e manifestaram decisivo interesse da instituição em participar de projetos com o Campus FURG-SAP.

Para isso, o diretor do SENAI, Carlos Trein, convidou a comitiva de Santo Antônio e do Campus FURG-SAP para realizarem visitas ao Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros e ao Instituto de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, ambos localizados em São Leopoldo, para conhecerem as metodologias e instalações do SENAI, para, em seguida, iniciaram as tratativas sobre projetos conjuntos.

Artur Gibbon, diretor do OCEANTEC FURG, ressaltou a qualidade dos projetos da FURG executados com apoio da comunidade de Santo Antônio da Patrulha e garantiu todo o apoio do OCEANTEC nas propostas que serão planejadas pelas duas instituições. Por fim, Ferúlio José Tedesco explicitou o apoio da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados visando contribuir para projetos futuros entre o campus e o SENAI.

Postado: 22/01/2024
Atualização: 02/02/2024