Canário e demais vereadores encaminham moção de apoio à “Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição”

Na 10ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 12 de abril, foi lido a Moção nº 011/2021, assinado por todos os vereadores, em apoio a ampliação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, com a inclusão das áreas de esporte e cultura. Uma iniciativa da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição busca uma nova fonte de recursos para as entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

O vereador Progressista Sérgio Airoldi (Canário), de Santo Antônio da Patrulha, juntamente com os demais vereadores de diversas regiões, decidiram solicitar ao governo estadual a inclusão do segmento cultural e esportivo no programa Nota Fiscal Gaúcha.

A decisão foi tomada em reunião realizada na noite da última quinta-feira (8), na qual outros 17 parlamentares passaram a fazer parte do grupo, que já conta com 44 vereadores de todo Rio Grande do Sul.

A partir de uma campanha que incentiva os cidadãos a exigirem nota fiscal durante as compras, o programa Nota Fiscal Gaúcha sorteia prêmios, dá descontos no IPVA e destina percentual da arrecadação a entidades cadastradas nos segmentos da assistência social, saúde, educação e defesa e proteção dos animais.

Em 2020, foram, R$ 12 milhões. E cada cidadão pode escolher a instituição que pretende beneficiar.

A Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição foi criada pelo MTG para aumentar os laços do tradicionalismo organizado com as comunidades, lutar por políticas e legislações que favoreçam o segmento da cultura gaúcha e auxiliar no encaminhamento de demandas aos órgãos públicos.

Assim, a inclusão do setor cultural beneficiaria diretamente os CTGs. Uma vez cadastradas, as entidades podem fazer uma campanha entre os seus associados para serem indicadas sempre que um contribuinte preencher o cadastro que permite participar do programa.

Postado: 14/04/2021
Atualização: 14/04/2021