Canário propõe ao município o jogo de Câmbio como esporte símbolo da terceira idade

Nesta semana, durante a 46ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, o proponente, Vereador Sergio Airoldi (Canário), encaminhou ao Poder Executivo e à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, a Indicação nº 338/2023, na qual propõe o jogo do Câmbio como esporte símbolo da terceira idade.

Conforme o vereador, o Jogo de Câmbio nasceu de uma experiência feita por um grupo de profissionais do Rio Grande do Sul e já é bastante praticada, mas com algumas adaptações feitas por professores universitários de Educação Física, com apoio do Sesc e prefeituras. Contudo, o objetivo do jogo vai além disso.
“Pretende-se promover maior qualidade de vida por meio do esporte, valorizar a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades, possibilitando com isso que o adulto permaneça socialmente ativo e atuante”, comenta Canário.

O Jogo de Câmbio é um jogo adaptado do voleibol, que conta com times com um número maior de jogadores, que são categorizados em equipes “Máster” (para atletas entre 50 e 60 anos) e “Sênior” (para atletas com mais de 60 anos). Essa é uma modalidade presente nos Jogos Municipais da Terceira Idade, que são realizados na cidade de Porto Alegre desde o ano de 2002, e caracteriza-se pela presença de esportes adaptados para a pessoa idosa, mantendo a proposta de ludicidade, participação e integração, tendo como princípios norteadores a democracia, a solidariedade e a inclusão.

A ideia inicial do vereador é promover, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, oficinas e também competições em quadras cobertas, como também em quadras de areia entre os grupos da terceira idade. “Aqui segue uma sugestão: se possível aproveitar o espaço que já existe na Lagoa dos Barros e incluir essa nova modalidade”.

A Indicação nº 338/2023 foi lida e aprovada, por unanimidade, na penúltima sessão do ano de 2023.

Postado: 20/12/2023
Atualização: 20/12/2023