Canário propõe que as rapaduras produzidas na cidade tenham selo de Denominação de Origem

Na reunião ordinária desta segunda-feira (24/06) a bancada Progressistas, através do presidente Sergio Airoldi, apresentou uma indicação para que seja realizado um estudo sobre as rapaduras produzidas na cidade tenham selo reconhecendo Santo Antônio da Patrulha como a denominação de origem deste produto tradicional da terra. A Indicação nº 114/2024, aprovada por unanimidade, durante a 21ª Reunião Ordinária, foi encaminhada ao prefeito Rodrigo Massulo e a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Suelen Kaltbach, para estudarem a viabilidade.

O vereador Canário, autor da indicação, destacou que Santo Antônio da Patrulha já possui diversos produtos originários de produtores locais que são comercializados na região. Ele enfatizou que a implementação desse selo de denominação de origem permitiria que as rapaduras produzidas na cidade recebessem um reconhecimento oficial, baseado nos critérios de Fatores Humanos e saber-fazer local. Essas práticas e receitas são profundamente enraizadas na cultura local, reforçadas pela presença de grandes fábricas produtoras e exportadoras do produto sediadas em Santo Antônio da Patrulha.

Canário ressaltou que o selo especificaria a procedência das rapaduras, o que valorizaria ainda mais a produção local, incentivando positivamente a economia e o turismo da região, que têm demonstrado crescimento nos últimos anos.

O pedido é amparado no artigo 178 da Lei Federal nº 9.279/1996, que dispões sobre a designação de “Denominação de Origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos”.

Postado: 26/06/2024
Atualização: 25/06/2024