sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Canário propõe que as rapaduras produzidas na cidade tenham selo de Denominação de Origem
Canário propõe que as rapaduras produzidas na cidade tenham selo de Denominação de Origem

Na reunião ordinária desta segunda-feira (24/06) a bancada Progressistas, através do presidente Sergio Airoldi, apresentou uma indicação para que seja realizado um estudo sobre as rapaduras produzidas na cidade tenham selo reconhecendo Santo Antônio da Patrulha como a denominação de origem deste produto tradicional da terra. A Indicação nº 114/2024, aprovada por unanimidade, durante a 21ª Reunião Ordinária, foi encaminhada ao prefeito Rodrigo Massulo e a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Suelen Kaltbach, para estudarem a viabilidade.

O vereador Canário, autor da indicação, destacou que Santo Antônio da Patrulha já possui diversos produtos originários de produtores locais que são comercializados na região. Ele enfatizou que a implementação desse selo de denominação de origem permitiria que as rapaduras produzidas na cidade recebessem um reconhecimento oficial, baseado nos critérios de Fatores Humanos e saber-fazer local. Essas práticas e receitas são profundamente enraizadas na cultura local, reforçadas pela presença de grandes fábricas produtoras e exportadoras do produto sediadas em Santo Antônio da Patrulha.

Canário ressaltou que o selo especificaria a procedência das rapaduras, o que valorizaria ainda mais a produção local, incentivando positivamente a economia e o turismo da região, que têm demonstrado crescimento nos últimos anos.

O pedido é amparado no artigo 178 da Lei Federal nº 9.279/1996, que dispões sobre a designação de “Denominação de Origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos”.      

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 26/06/2024
Atualização: 05/07/2024
Acessos: 46

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo