Charlis palestra sobre cidadania e política nas escolas

O vereador Charlis Santos (MDB) tem percorrido as escolas do Município onde verifica a situação das instituições de ensino e palestra sobre noções de cidadania e política para os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é contribuir com a formação dos indivíduos para sua melhor inserção na vida política e social, bem como despertar no aluno o interesse por transformar a sua comunidade escolar, através de iniciativas simples e práticas que envolvam alunos, pais e professores na promoção do bem comum.

As palestras ocorrem de maneira descontraída e numa linguagem atualizada de fácil interpretação pelos jovens. Para a realização dessas atividades, o vereador Charlis Santos conta com a parceria do advogado e assessor parlamentar Gabriel Diedrich.

As palestras abordam os seguintes temas: o papel do aluno como autor da própria história, onde ele se torna protagonista através do papel transformador que a escola possui no meio onde está inserida; direitos fundamentais constitucionais que regem a República Federativa do Brasil; direitos de cidadania, como o papel e a importância do voto e de outras formas de participação na vida política; e estruturas políticas federal, estadual e municipal, ressaltando as funções dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“O desejo de conscientizar o estudante do seu importante papel transformador da sociedade fez-me criar este projeto e levá-lo às escolas, a fim de instrumentalizá-los, levando a seu conhecimento desde os direitos fundamentais e a estrutura política brasileira, o exercício do sufrágio, temas essenciais ao exercício da cidadania, mas principalmente mostrar que ele é o autor da própria história como sujeito de deveres e responsabilidades também com a sua escola, sua comunidade, sua cidade”, afirma Charlis, que se coloca à disposição de toda e qualquer escola interessada em receber a palestra.

Por sua vez, o assessor parlamentar Gabriel Diedrich entende que a inserção de palestras que abordem noções de cidadania e política no currículo das escolas representa um importante passo rumo à formação de pessoas politizadas (verdadeiros cidadãos), o que repercutirá em todas as esferas governamentais.

Postado: 27/07/2018
Atualização: 27/07/2018