Chocolate, Jacira e Ricardo propõem a instalação de uma agência de coleta de sangue em Santo Antônio

A doação de sangue é considerada um ato humanitário e de altruísmo, que pode salvar vidas. No sentido de contribuir para o estímulo a esse gesto, a proposta dos vereadores Progressistas João Eliseu de Souza Meregali, Jacira Santos e Ricardo Pires (MDB) de estabelecer uma Agência Transnacional de coleta de sangue e medula óssea em Santo Antônio da Patrulha é uma medida que visa facilitar e incentivar a doação de sangue na região. A ideia é que a cidade possa contar com seu próprio hemocentro, atendendo a necessidade de deslocamento dos doadores para outros municípios.

A dificuldade enfrentada pelos bancos de sangue, que muitas vezes possuem estoques abaixo do necessário, é um problema comum em vários municípios. Ter uma agência de coleta de sangue e medula óssea em Santo Antônio da Patrulha seria uma solução local para garantir um suprimento adequado desses materiais essenciais.

Atualmente, as pessoas interessadas em doar sangue na região precisam se deslocar até outros municípios para realizar o procedimento. Esse deslocamento pode ser um obstáculo para muitos doadores potenciais, levando à desistência desse ato tão importante que pode salvar vidas. Ao estabelecer uma agência de coleta local, a proposta dos vereadores busca tornar o processo mais acessível e conveniente para a população de Santo Antônio da Patrulha.

Ao encaminhar o requerimento à Secretaria Estadual de Saúde, à 18º Coordenadoria Regional de Saúde e à Associação Hospitalar Vila Nova – IHSAP, os vereadores estão buscando apoio e recursos para viabilizar a criação da agência de coleta de sangue e medula óssea. O estudo de viabilidade proposto é um passo inicial importante para avaliar a implementação desse projeto e identificar as melhores formas de torná-lo efetivo. O Requerimento nº 830/2023 foi aprovado por unanimidade durante a 23ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 10.

A doação de órgãos e de sangue é um ato de extrema importância para a saúde pública e para salvar vidas. Iniciativas como essa, propostas pelos vereadores, visam incentivar a participação da comunidade na doação de sangue, facilitar o acesso aos serviços e aumentar a conscientização sobre a importância desse gesto solidário.

Postado: 12/07/2023
Atualização: 20/07/2023