Chocolate solicita medidas urgentes para conter furtos no Cemitério Municipal

O aumento no número de casos de furtos de peças de bronze, vasos e molduras de fotos dos jazigos é uma situação alarmante que afeta diretamente os familiares das pessoas falecidas, causando transtornos emocionais e financeiros. O crescente número de ocorrências demonstra a necessidade de medidas urgentes em relação à segurança no local.

Com esta compreensão, e mesmo com o assunto já sendo tratado em outros momentos, o vereador João Eliseu de Souza Meregali (Chocolate) encaminhou nesta semana, ao Poder Executivo, o seu Requerimento nº 849/2023 solicitando medidas urgentes em relação a estes casos.

O local tem sido alvo de criminosos, que furtam desde placas com nomes e fotos dos falecidos até esculturas religiosas. A situação causa revolta, já que o problema não é pontual. Ao caminhar pelo cemitério é possível encontrar diversos túmulos danificados. Em alguns casos, letreiros chumbados foram retirados.

De acordo com o Chocolate, não é a primeira vez que familiares vão ao seu encontro para denunciar danos encontrados nas sepulturas. Isso causa prejuízo para as famílias que procuram homenagear as pessoas queridas que partiram, com uma imagem ou outro ornamento no túmulo. Causa ainda indignação e revolta.

Uma forma de coibir é identificar o destino final das peças furtadas, uma vez que isso pode ajudar a rastrear os criminosos e responsáveis. O combate aos receptores é uma forma de complementar as ações para conter os furtos e vandalismos. “Se alguém furta, é porque alguém compra. Queremos saber para onde estão sendo levados esses materiais”, salienta o vereador.

Além disso, é importante conscientizar a população sobre a gravidade desse problema e a necessidade de denunciar qualquer atividade suspeita. Somente com os esforços definidos será possível combater essa situação e preservar a tranquilidade e a proteção do local de descanso dos entes queridos.

Postado: 19/07/2023
Atualização: 19/07/2023