Chocolate sugere a substituição dos sinais sonoros de escolas para não perturbar autistas

A educação inclusiva é uma determinação e uma realidade na rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha. Por conta disso, o vereador Progressista, João Eliseu de Souza Meregali, sugere a substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos estabelecimentos de ensino localizados no município, em prol da inclusão e bem-estar desses alunos.

Estudos têm mostrado que uma parcela significativa de pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade sensorial, o que significa que elas são mais sensíveis aos estímulos do ambiente, como o som. Sinais sonoros como sirenes e campainhas podem ser particularmente perturbadores e desencadear crises nessas pessoas.

Ao substituir os sinais sonoros por sinais musicais ou visuais mais suaves e adequados, a proposta visa criar um ambiente mais acolhedor e menos estressante para os alunos com TEA. Essa simples mudança pode fazer uma grande diferença em suas experiências escolares, permitindo que eles frequentem os estabelecimentos de ensino de forma mais agradável e saudável.

A aprovação por unanimidade da Indicação nº 170/2023 demonstra o reconhecimento da importância da inclusão e da necessidade de adaptar os espaços educacionais para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA. Espera-se que outras instituições educacionais também considerem implementar medidas semelhantes, promovendo assim a inclusão de forma mais ampla.

É importante ressaltar que a inclusão não se limita apenas à adaptação física do ambiente, mas também envolve a conscientização e a formação dos profissionais da educação para melhor compreenderem as necessidades dos alunos com TEA e proporcionarem um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para todos os alunos.

Postado: 18/05/2023
Atualização: 17/05/2023