Contra borrachudos, Diego e Valdir sugerem a desinfestação à prefeitura

Várias comunidades de Santo Antônio da Patrulha estão percebendo o aumento da incidência do mosquito borrachudo, que tem provocado incômodo junto à população.

Assim, como medida de controle para evitar uma proliferação ainda maior deste inseto, os vereadores Diego Portal (PDT) e Valdir Silva (MDB) apresentaram os Requerimentos nº 1699/2023 e nº 1691/2023, aprovados por unanimidade, durante a 46ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira (18).

O vereador Diego Portal solicita ao prefeito Rodrigo Massulo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a EMATER, que promovam, através de parceria com as comunidades do Arroio do Carvalho e Ribeirão do Meio inicie a aplicação do inseticida biológico Bacillus Thuringiensis Israelensis – BTI nos rios e córregos da região. Como relembra o vereador, a aplicação deste inseticida deve ser feita em pelo menos três etapas, por isso a necessidade de iniciar o quanto antes.

O vereador Valdir Silva também demonstrou preocupação com os sérios transtornos e desconforto aos moradores e visitantes das localidades de Montenegro, Sertão do Montenegro e Ribeirão. Da mesma forma, pede a atenção do Poder Executivo e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente na desinfestação. O borrachudo se tornou o maior inimigo das comunidades e muitas são as queixas da nossa população”.

Não existe solução para o problema, mas existe tratamento e controle. Como se trata de um inseto de hábitos diurnos, ele ataca as pessoas a qualquer momento, seja em casa, no trabalho ou mesmo numa simples caminhada.

O certo é que o borrachudo afasta o turismo em comunidades principalmente do interior, diminui a produção, visto que se alimentam de sangue de animais, e gera problemas de saúde, como alergias e feridas, portanto é de interesse de todos o controle do borrachudo.

Postado: 20/12/2023
Atualização: 20/12/2023