Coordenador da Fundação La Salle se reúne com vereadores para apoiar atleta patrulhense

Preocupado com o esporte no município, o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (22) com o Coordenador de Projetos da Fundação La Salle de Canoas, Edimilson Andre Tresoldi, e com o atleta paralímpico de arremesso de peso, Jeison dos Santos Martins. Também estiverem presentes na reunião, o pai de Jeison e os vereadores Dirceu Machado, Samuel Souza, Rodrigo Massulo, Manoel Adam, Marcelo Gaúcho, Valtair Andrade e Charlis Santos. A reunião teve como tema central a melhora do apoio ao atleta em seus treinos.

A Fundação La Salle é uma instituição sem fins lucrativos, pertencente à Rede La Salle de Educação, que trabalha na execução de diferentes projetos que visam o desenvolvimento e a transformação social. Jeison tem 32 anos, é patrulhense da localidade de Rincão do Capim e é atleta paralímpico desde 2013, tendo iniciado a prática de esportes na esgrima para só então dedicar-se ao arremesso de peso, dardo e disco. Ele treina na Fundação, em Canoas, duas vezes por semana e o deslocamento do atleta para outra cidade chamou a atenção dos vereadores que querem facilitar o acesso dele ao esporte. O Coordenador de Projetos propôs que seja encontrado um local adequado para a prática e treino do esporte em Santo Antônio da Patrulha, assim a Fundação patrocinaria o técnico e o município se encarregaria da estrutura. “A idéia é abrir um núcleo e facilitar o treino para Jeison, podendo também agregar outros atletas ao treino”, completa Tresoldi.

O Presidente da Câmara salientou que existem muitas praças e campos que podem receber essa modalidade de esporte, bastando apenas adequação e vontade dos setores responsáveis. Para isso, a prefeitura deve auxiliar o Legislativo, pois é o do executivo o poder de ação e execução de projetos. Selistre argumenta que “essa causa é apenas um começo para atletas novos e os que já praticam o esporte”.

Durante o encontro, foi falado nas potencialidades do esporte que existem em Santo Antônio. São daqui os atletas mundialmente conhecidos como a esgrimista paraolímpica Monica Santos e o lutador de jiu-jitsu Nicholas Meregali, campeões mundiais em suas categorias. Os vereadores indicaram que é necessário mapear os esportistas com potencial e investir neles, pois além de auxiliar a pessoa o nome do município fica conhecido e divulgado.

Postado: 23/02/2017
Atualização: 23/02/2017