Cuidando da saúde mental do município

Na manhã desta quinta-feira, 30, alguns vereadores da Câmara de Santo Antônio da Patrulha, estiveram reunidos com a administração do Hospital Santa Casa de Santo Antônio para discutir sobre o atendimento psiquiátrico no município. O convite partiu da nova gestora do hospital, Louise Bandeira Chagas, para apresentar o projeto de ampliação da ala psiquiátrica da instituição.

Presentes na reunião, estavam os vereadores André Selistre, Antônio Vieira, Jair Belloli, Jorge Eloy e Manoel Adam, além da assessora da Bancada do Solidariedade, Neiva Cristina, representando os vereadores do partido. Além destes, também estavam a Engenheira Civil Juliana Davos, a Arquiteta Carmela Atolini, o enfermeiro da ala psiquiátrica do Hospital, Leonardo Severo e a Psiquiatra da instituição, Daniela Poestes

Louise sugeriu aos vereadores que as verbas das Emendas Impositivas (que são de direito dos vereadores e servem para encaminhar recursos para obras e serviços que devem ser cumpridos obrigatoriamente pelo Poder Executivo), que foram destinadas em 2017 para reforma de alguns quartos do hospital, possam vir a ampliar o número de leitos na ala psiquiátrica da Santa Casa no município. Cabe lembrar também que, com a alta taxa de suicídio aumentando na cidade, é preciso ter um bom serviço público de atendimento para os pacientes que necessitam de ajuda. Outro ponto importante a ser ressaltado é que Santo Antônio é referência em psiquiatria na região.

Selistre salientou que, se for possível destinar estes recursos para a psiquiatria municipal, este setor poderá oferecer um melhor atendimento ao doente e também para dependentes químicos. “Sabe-se que existem projetos de oficinas para dependentes químicos entre outros tratamentos para os pacientes internados na ala psiquiátrica que são de extrema importância na recuperação deles, porém, é necessário investimento na área e a câmara de vereadores está disposta a ajudar com as emendas impositivas”, comentou o vereador.

Postado: 30/05/2019
Atualização: 30/05/2019