Delegado Tonete tem reunião com vereadores

Na tarde desta quarta-feira, 22 de março, os vereadores de Santo Antônio da Patrulha reuniram-se com o Delegado Valdernei Tonete, responsável pela delegacia do município. O encontro, que ocorreu no Gabinete da Presidência da Câmara e foi marcado pelos vereadores Rodrigo Massulo e Valtair Andrade, teve a intenção de esclarecer dúvidas sobre o efetivo da delegacia e solicitar dados sobre a criminalidade no município.

Tonete falou sobre a defasagem de funcionários na polícia da cidade. Santo Antônio está classificado, pelo órgão regulador das delegacias, como sendo de terceira categoria e deveria, por regra, ter treze (13) policiais em seu quadro. Porém, hoje, dispõe de apenas cinco, sendo que uma funcionária está afastada por 6 meses por conta de uma licença maternidade. É com o efetivo de quatro funcionários que o delegado pode contar atualmente no local, sendo esse o motivo pelo qual não é possível oferecer plantão 24 horas todos os dias da semana. “Nossa delegacia, hoje em dia, está igual a um plantão, tendo que trabalhar com os casos mais graves primeiro por conta do efetivo”, desabafa o delegado.

Os vereadores se dispuseram a ajudar o delegado no sentido de solicitar mais policiais junto ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Cézar Schirmer, em reunião que ocorrerá hoje, 23, em Porto Alegre. Este encontro está marcado há algumas semanas e foi pleiteado pelos vereadores Marcelo Gaúcho, Jorge Eloy e Rodrigo Massulo.

Sobre os dados solicitados, Valdernei afirmou que Santo Antônio tem mais de cinco mil inquéritos em andamento na delegacia e que o município é o que mais apresenta ocorrências de violência doméstica em todo o litoral norte gaúcho. Uma lista completa com todos os índices será entregue aos vereadores antes da reunião com o Secretário de Estado.

Além do Presidente André Selistre, estavam presentes na reunião os vereadores, Samuel Souza, Charlis Santos, Jorge Elóy, Marcelo Gaúcho, Manoel Adam, Valtair Andrade e Rodrigo Massulo.

Postado: 23/03/2017
Atualização: 23/03/2017