Diego e Bacana encaminham Moção de repúdio a reestruturação do IPE Saúde

A Moção de repúdio nº 012/2023 encaminhada pelos vereadores Diego Portal (PDT) e João Luís Moreira da Silva (PTB) é uma manifestação contrária ao projeto de lei complementar (PLC n° 259/2023) apresentada pelo Governo do Estado para a manifestação do IPE Saúde. Os vereadores consideram que o projeto é prejudicial aos contribuintes e, por isso, propuseram essa moção como forma de expressar sua oposição.

Durante a 20ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (19), a Moção de repúdio foi lida, aprovada e assinada por todos os vereadores presentes. Ela será encaminhada ao governador Eduardo Leite, ao presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, e ao diretor-presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene. A Reunião Ordinária teve o acompanhamento de servidores públicos municipais, em especial professores.

Os vereadores argumentam que o IPE Saúde é mais do que um simples plano de saúde, sendo um sistema de saúde que atende a milhares de pessoas no município de Santo Antônio e no estado. Eles consideram que a proposta do governo é danosa para os contribuintes de renda, devido às altas alíquotas que comprometem significativamente a dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

Além disso, os vereadores destacam que a questão vai além dos servidores, afetando toda a sociedade e se tornando uma questão de saúde pública coletiva. Eles defendem a retirada do projeto de pauta e a necessidade de um debate mais amplo, que inclua uma revisão geral e política salarial por parte do governo do Rio Grande do Sul, como uma das soluções de médio e longo prazo para a crise enfrentada pelo IPE Saúde.

Postado: 21/06/2023
Atualização: 29/06/2023