Diego encaminha PL que propõe dar nomes de mulheres a ruas e outros bens públicos no município

Durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, o vereador Diego Portal (PDT) apresentou o PL nº 370/2023, que está tramitando na Casa Legislativa, onde sugere a alteração do dispositivo na Lei nº 2.674/93, onde estabelece a denominação de vias, logradouros e bens públicos do município deverá ter, no mínimo, o percentual de 30% de nome de mulheres. O projeto de lei, depois de aprovado e sancionado será aplicado às vias, logradouros e bens públicos municipais que ainda não têm denominação.

Pela proposta, o Poder Executivo, fica responsável por fazer o controle para que no mínimo 30% (trinta por cento) das identificações de ruas do município que tenham nome próprio, praças, colégios e outros bens da municipalidade sejam identificados, com nomes de mulheres que contribuíram com o desenvolvimento e a história do município.

Segundo o vereador, esta proposta busca valorizar a importância de mulheres que contribuíram com a história e desenvolvimento do município de Santo Antônio da Patrulha.

Alguns poderão considerar pouco importante a identificação com nomes de mulheres em vias, logradouros e bens públicos do município, mas o vereador afirma que tem plena convicção que tal procedimento, como já está acontecendo em outros municípios, contribuirá na reversão da invisibilidade histórica das mulheres, não só fazendo justiça a elas, como estimulando o protagonismo feminino em todos os campos da sociedade.

Postado: 08/11/2023
Atualização: 08/11/2023