sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Diego Portal e bancada do MDB propõem ao Poder Executivo, a possibilidade da criação e instalação de um Centro de Reabilitação pós Covid-19
Diego Portal e bancada do MDB propõem ao Poder Executivo, a possibilidade da criação e instalação de um Centro de Reabilitação pós Covid-19

Durante a 11ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira (19), foi aprovada por unanimidade, a Indicação nº 063/2021 onde o proponente Diego Portal (PDT), juntamente com a bancada do MDB, os vereadores Antônio Vieira Dias, Gabriel Diedrich, Ricardo Pires e Valdir Silva propõem a criação de um centro reabilitador para que os pacientes que se recuperaram da Covid-19 possam usufruir de  tratamento especial e acompanhamento médico, a fim de que se recuperem efetivamente da doença.

A Indicação teve como justificativa a necessidade dos pacientes que foram acometidos pelo coronavírus, principalmente os que passaram pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de se recuperar propriamente, tendo em vista o tempo da internação e o tipo da lesão. Além da doença, o isolamento social causa nos pacientes um impacto psicológico e, mesmo curados, correm o risco de sofrer sequelas neurológicas, como estresse pós-traumático, ansiedade e depressão. O objetivo do centro é minimizar o impacto desses efeitos, possibilitando a essas pessoas melhoria na qualidade de vida. 

Os danos causados pela Covid-19 podem durar meses e até mesmo anos, segundo apontam especialistas da área de saúde.

De acordo com o vereador Diego Portal, a necessidade do acompanhamento dos pacientes no pós Covid-19 é tão importante quanto durante o tratamento da doença. Caso isso não seja feito, no futuro, o sistema de Saúde poderá ser sobrecarregado, mais uma vez.

Para as bancadas PDT e MDB é grande a necessidade deste Centro de Reabilitação no município de Santo Antônio, com uma equipe multiprofissional que prestarão atendimento especializado de fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, oftalmologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, cardiologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, além de todos os instrumentos, insumos e especialidades necessárias para o seu funcionamento, de acordo com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do município. Assim promoverá a reabilitação desses pacientes, contribuindo para o retorno às suas atividades rotineiras.

“Cabe salientar, que o município de Xangri-lá foi o pioneiro na criação deste Centro de Reabilitação inaugurado na primeira quinzena de abril de 2021”, finaliza Diego.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 22/04/2021
Atualização: 22/04/2021
Acessos: 129

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo