Diego propõe convênio com farmácias para agilizar o teste do Covid

Diante da pandemia do Covid-19, o Brasil e o mundo passam por uma gravíssima crise sanitária, econômica, política e social, com brutal piora nas condições de vida da população. O grande desafio é tomar medidas rapidamente e em escala, garantindo também que as ações sejam contextualmente apropriadas, já que a propagação de casos da doença acontece de forma acelerada, deixando pouco espaço para planejamento adicional.

A Anvisa aprovou, no final de abril de 2020, a proposta de realização de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em farmácias.

Visando ampliar o acesso aos exames, reduzir custos, evitar aglomerações, bem como reduzir a alta procura de serviços públicos de saúde durante a pandemia, o vereador Diego Portal (PDT), na 6ª Reunião Ordinária da Câmara de vereadores, encaminhou a sua Indicação nº 030/2021, aprovada por unanimidade. O vereador sugere ao Poder Executivo que estude a possiblidade de firmar convênios com as farmácias instaladas no município de Santo Antônio, visando a realização de testes para detecção da Covid-19.

Além do aumento de novos casos suspeitos e confirmados da doença na cidade, há uma demora dos resultados realizados na Unidade Sentinela. O principal objetivo é agilizar os resultados e diminuir o tempo de espera dos possíveis contaminados. O risco de passar adiante sem querer e saber é significativo.

Postado: 19/03/2021
Atualização: 19/03/2021