Diego solicita a implantação de um ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Durante a 30ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (30), o vereador Diego Portal (PDT) apontou a necessidade da implantação de um ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em Santo Antônio. De acordo com a propositura, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são utilizados recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.

Diego salienta que, neste espaço será dada ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Diante da procura por tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltado para a prevenção de diversas doenças, como depressão e hipertensão, é sabido que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Sabendo dos benefícios dos tratamentos integrados entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares, são ações de cuidado transversais, podendo ser realizado na atenção básica, na média e alta complexidade.

A Indicação nº 179/2021/21 foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Poder Executivo.

Postado: 01/09/2021
Atualização: 01/09/2021