Diego sugere incentivos fiscais para quem investir em produção de energia limpa

A questão energética tem um significado relevante no contexto da busca do desenvolvimento sustentável, sendo condição essencial para encontrar caminhos alternativos. A região do Litoral Norte possui potencial para o uso de energias renováveis, especialmente a eólica e solar.

Se a população continuar consumindo energia como faz atualmente, em um século, vai ocorrer dificuldades de explorar tais recursos, e que as consequências já são e serão ainda mais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde dos indivíduos desta e das próximas gerações. Observa-se que ainda cresce timidamente o uso de fontes solares. Portanto têm-se ainda uma enorme caminhada de oportunidades e debates para incentivar cada vez mais essa ma­triz, visto que os principais acordos internacionais sobre o clima incentivam as fontes alternativas de energia limpa.

Na 21ª Reunião Ordinária da Câmara de vereadores, realizada na segunda-feira, dia 28, o vereador Diego Portal (PDT), sugeriu, por intermédio da Indicação 125/2021, para que o Executivo municipal viabilize estudos com o intuito de possibilitar incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas que queiram investir em produção de energia limpa, como a solar, por exemplo.

A indicação, foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito Rodrigo Massulo, e entre os incentivos propostos, a medida sugere descontos em tributos como o ISS e o IPTU.

A produção de energia limpa é uma tendência mundial, pois os estudos relacionados a este assunto são unânimes em reconhecer que esse tipo de produção de energia é extremamente importante, principalmente no que se refere à preservação do meio ambiente.

Desta forma, nada mais justo que o Governo Municipal também incentive as pessoas ou empresas que queiram aderir a este tipo de produção de energia.

Postado: 30/06/2021
Atualização: 30/06/2021