Erô quer informações sobre controle e ações contra a dengue no município

Santo Antônio da Patrulha contém focos do mosquito Aedes aegypti desde 2017. Pensando nisso, a vereadora Eronita Andrade protocolou um Pedido de Informações para a Prefeitura solicitando alguns dados sobre o assunto. O Requerimento de número 342/2019 também foi assinado pelo vereador João Luis Moreira da Silva, Bacana, ambos do Solidariedade.

A solicitação pede para que seja remetida a esta Casa Legislativa, no prazo legal de 30 (trinta) dias, informações de quanto, em recursos financeiros, foi repassado pelo governo estadual ao município com a finalidade de promover ações de prevenção e combate à dengue nos anos de 2018 e 2019, e de que forma esses recursos são investidos para manter o município longe de possíveis casos de dengue.

Além disso, a solicitação também pede que seja informado quantos agentes foram contratados pelo município para averiguação de possíveis focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, bem como para prestarem orientações nas residências/imóveis, e quais os bairros/localidades já visitados, assim como qual a periodicidade dessas verificações. Também é preciso saber se alguma campanha educativa à comunidade foi promovida e se existem materiais de dicas, folders, por exemplo, para distribuição.

Na mesma linha, solicitam que sejam enviadas a Casa Legislativa cópias do documento, se houver, da Secretaria Estadual da Saúde que informe que Santo Antônio da Patrulha passa à condição de município infestado pelo Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e se Santo Antônio da Patrulha está sendo agora considerada uma das cidades da região infestadas pelo Aedes aegypti (conforme noticiado pelo Jornal NH no último sábado, dia 25 de maio). Junto a isso, precisa-se de informações sobre e quais as medidas emergenciais serão adotadas para evitar casos de autóctones de dengue, ou seja, àqueles casos que são contraídos no próximo município.

Postado: 29/05/2019
Atualização: 29/05/2019