Escola desativada é opção como base de descanso para visitantes do Caminho Gaúcho de Santiago

O caminho gaúcho de Santiago de Compostela, em Santo Antônio da Patrulha vem conquistando cada ano mais adeptos. Em recente caminhada mais de 200 pessoas percorreram o caminho que privilegia belas paisagens do 1º Distrito do Município. No entanto, os visitantes enfrentam os 12 quilômetros de caminhada sem um local adequado para a parada.

E é exatamente isso que a vereadora Margarete Pereira (PP), pediu ao Prefeito, através de indicação encaminhada na reunião ordinária desta quarta-feira, 15. No ofício a vereadora sugere um estudo quanto à possibilidade da cedência de toda a estrutura física do prédio público da desativada Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, situada na localidade de Sertão do Montenegro, 1º Distrito.

O local, segundo Marga, funcionaria como uma espécie de base de apoio para os peregrinos do Caminho Gaúcho em Santo Antônio. “É uma medida que se faz necessária para incentivar mais o turismo, tendo em vista que o percurso é longo; e se faz imprescindível que ao longo do trajeto os religiosos, na grande maioria turista possam descansar realizarem lanches e usarem dos banheiros desta Escola”, avaliou.

Para ele, o ‘Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela’ merece uma maior atenção da Administração Municipal, tendo em vista a repercussão, tanto na imprensa estadual, nacional quanto mundial. Ela aproveitou para destacar durante a reunião que milhares pessoas já realizaram o trajeto e o atendimento deste pleito requer atenção, pois uma das situações mais constrangedoras é que no percurso do local não haja banheiros.

O caminho é uma réplica do trajeto original na Espanha e foi escolhido pela sua semelhança com o Caminho de Santiago de Compostela. Por isso, são necessários maiores investimentos, pois o turista, além de conhecer nossa histórica cidade, vai encantar-se com a beleza natural e rural do Município.

Revitalização de área pública para o lazer 

Em outra indicação, agora em conjunto com a vereadora Eronita Andrade (Solidariedade), Marga encaminhou pedido a Secretarias Municipais da Gestão e do Planejamento; e das Obras, Trânsito e Segurança para que seja executado um projeto de limpeza e revitalização da área verde existente no final da Rua Arno Von Saltiel, no Bairro Cidade Alta, próxima do acesso de entrada da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense. A intenção das vereadoras é que o local seja modernizado, até mesmo com materiais recicláveis, implantando iluminação, colocando mobiliários, instalando kits de brinquedos, entre outras medidas de melhorias, transformando esta área de belas paisagens e rica em recursos naturais, numa praça de lazer.

Postado: 16/06/2016
Atualização: 16/06/2016