Escola desativada há 14 anos é cedida para a comunidade do Sertão do Montenegro

A conversa da comunidade do Sertão do Montenegro, 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha, com o vereador Valdir Silva já vinha sendo tratada há algum tempo. A ideia seria conseguir uma autorização, por parte do Poder Executivo, de utilização do prédio da extinta Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, desativada conforme Decreto nº026, de 15 de janeiro de 2009.

Pois a sonhada autorização de uso, uma articulação do vereador e ex-aluno da escola, Valdir Silva, junto a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, foi concedida e assinada em 21 de setembro de 2023. O empenho do vereador foi reconhecido pela comunidade do 1º Distrito. Inclusive a sua filha mais velha, Letícia Fraga da Silva, estudou na mesma escola em 1995. A professora e diretora, Isabel Cristina Silva dos Santos, trabalhou de 1991 até 2008.

Com a aprovação, o prédio destinado para os moradores da comunidade de Sertão do Montenegro, serão desenvolvidas atividades de cunho religioso e social.

A escola foi construída em um terreno doado pelo senhor Manoel Fernandes Dias, morador da localidade. Com o esforço e união de todos da comunidade, em 1942, foi inaugurada a escola que foi chamada Aula Municipal de Sertão I. Na época o número de alunos chegava a mais de cem, sendo 40% na primeira série. Os alunos vinham das localidades mais próximas como Montenegro, Ribeirão, Sertão II, Palmeira do Sertão, Portão e Boa Vista. Uma das primeiras professoras da escola foi Maria do Carmo Magalhães.

Com o passar dos anos a escola foi ficando precária, necessitando de prédio novo. Foi então que o senhor Pedro José de Oliveira e a senhora Maria Bittencourt de Oliveira doaram uma fração de terra a uns 200 metros no local da antiga escola, para que as autoridades pudessem construir o novo prédio. Em 3 de maio de 1980 foi realizada a cerimônia de inauguração da nova escola. Em 1998, pelo decreto de nº 7.829/98 a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental São João.

Valdir salientou que sempre se reuniu com integrantes da comunidade e externava o desejo de utilizar este espaço escolar que estava desativado para realizar as reuniões e demais atividades na comunidade. “Então, resolvemos correr e buscar uma forma de conquistar a autorização”.

Por fim, Valdir ainda destaca que essa ação materializa a parceria entre governo municipal e a comunidade, sendo fundamental para o desenvolvimento do município. “Daí a importância de as comunidades estarem sempre unidas e fortalecendo as associações. Afinal, quando estamos unidos, somos muito mais fortes”.

Postado: 26/10/2023
Atualização: 26/10/2023