Ezequiel participa da oficina que busca ampliar a cobertura vacinal no município

A 18ª Coordenadoria de Saúde realizou na terça-feira (12) uma oficina para apresentação do Microplanejamento para Ações de Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ), uma iniciativa do Ministério da Saúde, que busca ampliar a cobertura vacinal no Estado e capacitar os municípios para criação de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionados ao esquema vacinal. A oficina aconteceu no Polo Universitário de Santo Antônio com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, de profissionais da área da saúde, dos secretários da Saúde de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, Antônio Selistre e Davi Fraga, coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes, e demais representantes da saúde.

A qualificação ocorre com aplicação de metodologia para mapeamento de risco e identificação de territórios suscetíveis à reintrodução de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização. Esta metodologia deve ser aplicada em todas as ações de vacinação desenvolvidas pelo Estado, inclusive na Campanha de Multivacinação, que ocorrerá entre 14 e 28 de outubro de 2023, sendo em 21 de outubro o Dia D de vacinação. Além de orientações teóricas sobre estratégias de ampliação da cobertura vacinal, a oficina tratou da busca ativa dos não vacinados, monitoramento das ações, avaliação do cumprimento de indicadores de efetividade, homogeneidade, oportunidade e eficiência.

O Governo do Estado segue com diversas ações para que a cobertura vacinal volte a subir. É preciso que toda a população preconizada pelo Calendário Nacional de Imunização busque a vacina e proteja não somente a si próprio, como toda a população.

Postado: 13/09/2023
Atualização: 15/09/2023