Ezequiel propõe implantação de redes subterrâneas em Santo Antônio

O debate sobre a modernização do sistema de distribuição de energia elétrica trouxe à tona discussões sobre a viabilidade e os desafios da implantação de redes subterrâneas em Santo Antônio da Patrulha.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Ezequiel Peixoto, apresentou a Indicação nº 290/2023, para a modernização do sistema de distribuição de energia elétrica e demais equipamentos no município. A iniciativa encaminhada com anteprojeto, em anexo, foi aprovada por unanimidade durante a 37ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira (16).

Ezequiel propõe ao Poder Executivo, as empresas e as concessionárias prestadoras dos serviços à substituição total da rede de fiação aérea existente no município com a retirada de postes, transformadores, fiações de telefonias, cabos de fibra óptica e demais equipamentos, para as redes de cabeamento subterrâneo, no prazo de 15 anos. Já os locais caracterizados como pontos turísticos da cidade, ficaria estipulado o prazo de 05 anos para procederem a substituição, da mesma forma para os loteamentos.

Além dos ganhos significativos ao meio ambiente e da valorização estética dos espaços públicos, a adesão desse modelo reduzirá os impactos causados pelos cabos, como a poluição visual e o risco de incêndios, além de minimizar a necessidade de podas de árvores. “A instalação subterrânea do cabeamento também melhora a estética, contribuindo para o embelezamento das paisagens, especialmente em áreas de relevância histórica e turística”, lembra Ezequiel.

Postado: 17/10/2023
Atualização: 25/10/2023