Ezequiel propõe melhorias na mobilidade urbana e a acessibilidade para deficientes físicos

As pessoas com mobilidade reduzida precisam ter condições de circular tranquilamente por uma cidade ou por qualquer outro local. Por isso, as calçadas com acessibilidade são fundamentais para que esse deslocamento seja feito de forma segura, garantindo o direito de circulação.

O objetivo principal da calçada com acessibilidade é possibilitar o acesso de pessoas com deficiência a determinados locais públicos e privados, de forma segura e autônoma. Talvez você esteja acostumado a vê-las nos arredores de bancos ou prédios públicos, porém, é necessário que mais locais estejam adaptados para receber esse público, possibilitando a locomoção de forma completa pela cidade.

“Eu recebo diariamente reclamações de munícipes portadores de deficiência física, bem como de seus parentes, acerca da dificuldade de locomoção dos cadeirantes nas calçadas e canteiros centrais de nossa cidade”, salienta Ezequiel.

O vereador Ezequiel Peixoto (Progressista), com o apoio de todos os vereadores, encaminhou a sua Indicação nº 232/2021 para que o Poder executivo estude a viabilidade para adequação das calçadas onde proporcionará aos deficientes físicos maior autonomia e acesso às lojas, agências bancárias e restaurantes principalmente na região central do município.

O Plano Diretor da cidade está em processo de revisão. Ele que estrutura a Política Urbana do município e tem por objetivo definir e orientar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, além de garantir seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus habitantes. “Revisar esta lei é de suma importância para que ela reflita a pluralidade da cidade e de seus cidadãos”, lembra Ezequiel.

Postado: 21/10/2021
Atualização: 21/10/2021