Ezequiel quer prevenir golpes financeiros contra aposentados

O vereador Ezequiel Peixoto (Progressista) encaminhou, nesta segunda-feira (21), o Requerimento nº 472/2021 ao gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Jobson Sales, solicitando que realize uma campanha de conscientização referente aos golpes de financeiras contra aposentados e pensionistas.

O alerta para os idosos vem no momento em que cresce a prática desses golpes contra eles. Durante o período de crise do novo coronavírus houve um aumento considerável de golpes financeiros. A prática é facilitada pelo uso mais intenso dos meios digitais em razão do isolamento social provocado pela Covid-19.

Os criminosos começaram a se aproveitar desse momento em que os idosos tem mais necessidade de acessar os canais digitais. Então, eles passaram a intensificar os golpes financeiros fazendo manipulações e persuasão junto aos idosos para que fornecessem seus dados bancários, seus dados confidenciais.

Na mesma linha, o vereador também solicita o estudo da possibilidade de restringir ou tornar mais rigoroso o cadastro de financeiras junto à instituição, uma vez que centenas de segurados do Brasil inteiro caem diariamente em golpes aplicados por empresas de má índole, que em sua grande maioria, são autorizados pelo INSS para realizarem descontos em folhas de pagamentos.

Ezequiel destacou a importância da ação. “Logo no início da pandemia, sabíamos que isso poderia acontecer com os idosos. O isolamento social, infelizmente, está deixando um saldo absurdo e os idosos vítimas nesse momento da violência financeira”.

Postado: 23/06/2021
Atualização: 23/06/2021