Falhas na atenção básica de saúde se repetem em Santo Antônio

O vereador Marcelo Gaúcho (PTB), visitou, na madrugada desta segunda-feira (02), o Posto de Saúde Central em Santo Antônio da Patrulha. Os problemas se repetem com pacientes que poderiam enfrentar menos dificuldades, se houvesse um atendimento de qualidade.

Além dos problemas com a demora dos transportes, atraso de médicos e dispensas  de funcionários, a falta de preparo de quem trabalha com a atenção básica no município é algo assustador.

“Recebemos reclamações de usuários quase que diariamente, e sempre as mesmas  dificuldades.”, lembra Marcelo.

À tarde o vereador retornou ao Posto de Saúde, chamado novamente por alguns pacientes. Chegando lá presenciou pacientes indignados em fila, desorientados e com a informação que a médica estaria atrasada. Mas este problema do atraso da médica  foi amenizado, pois seguiram as consultas depois do horário.

E este trabalho não é de hoje. Marcelo, desde junho de 2017, vem acompanhando as diversas situações vivenciadas pelos pacientes e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), em Santo Antônio. Na visita realizada com o vereador Rodrigo Massulo, em 2019, houve alguns apontamentos em relação às filas, modo de triagem, atendimentos, melhorias na estrutura operacional, a colocação de um vidro na recepção para segurança dos atendentes e organizar o atendimento na farmácia, mas até hoje nada foi resolvido.

“A visita serve para realmente entender quais são as principais demandas do posto e eleger quais serão cobradas uma solução de imediato. Fomos muito bem recebidos pela população de hoje. Fiquei com o sentido de que as pessoas acreditam que podemos superar e melhorar a crise na saúde. Muitos desafios ainda persistem”,  finalizou o vereador.

Postado: 03/03/2020
Atualização: 03/03/2020