Gabriel encaminha expansão do Programa Passe Livre Estudantil entre SAP e o Litoral

“Esperança renovada”, essa foi a fala do vereador Gabriel Diedrich, de Santo Antônio da Patrulha, após reunião com o Vice-governador do Estado, Gabriel Souza, em busca de ampliação do Programa Passe Livre Estudantil e Universitário entre Santo Antônio da Patrulha – que pertence ao aglomerado urbano metropolitano – e o Litoral Norte.

Em nova reunião, ocorrida no dia 22 de março, dessa vez com Gabriel Souza na condição de vice-governador, que é da região e iniciou sua caminhada política no movimento estudantil, debateu-se a necessidade de liberação do transporte gratuito estudantil intermunicipal entre SAP e os municípios do Litoral Norte.

O encontro retomou a discussão da necessidade de revisão da Lei Estadual nº 14.307 de 2014, do Passe Livre Estudantil e Universitário. O objetivo é que, mediante convênio ou acordo operacional, o Governo do Estado autorize a gestora do programa Metroplan a conceder o benefício do transporte gratuito estudantil entre aglomerados urbanos distintos, mas limítrofes, como as regiões Metropolitana e Litoral Norte.

Segundo o vereador Gabriel, com a liberação, estudantes do Litoral Norte podem se deslocar para o Campus da Furg em Santo Antônio da Patrulha bem como os patrulhenses usufruírem do transporte em direção a instituições de ensino dos municípios do Litoral Norte.

“Não faz nenhum sentido, por exemplo, os estudantes universitários patrulhenses terem direito a transporte gratuito até Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Taquara e não poder ir até Osório, muito mais perto”, aponta Gabriel Diedrich, dizendo que essa é uma distorção que vem sendo apontada há algum tempo e precisa ser corrigida.

Também participaram da reunião, o diretor do Campus Furg de SAP, Antônio Valente, os representantes da Aergs (Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul), Bruno e Paulo, o coordenador do Programa Passe Livre Estudantil e Universitário da Metroplan, Hélio Schreinert Filho, e os diretores da Metroplan, Francisco Horbe e Vitor Hampel.

Postado: 29/03/2023
Atualização: 28/03/2023