Gabriel propõe a criação de um fundo para gerenciamento de materiais para eventos climáticos “SOS TEMPORAL”

A situação dos Distritos, após terem sido atingidos por um temporal, com chuva de granizo e vento muito forte, no final da tarde de 19 de setembro, em Santo Antônio da Patrulha, repercutiu entre os vereadores patrulhenses, na 34ª Reunião Ordinária, ocorrida nesta segunda-feira, dia 27. Dezenas de casas, escolas, prédios residenciais e comerciais espalhados pelo município ficaram em situação de emergência.

O vereador e líder da Bancada do MDB, Gabriel Diedrich, utilizou o expediente para tratar sobre o tema. Sugere a criação de um fundo para o gerenciamento de cadastro e estoque junto à secretaria municipal de Obras, Trânsito e Segurança e/ou Defesa Civil para materiais como telhas e lonas plásticas para estes eventos. A Indicação nº 210/2021 foi aprovada por unanimidade.

Gabriel destacou que é preciso pensar no futuro e novos planejamentos para que os efeitos de fenômenos meteorológicos como o ocorrido nos Distritos sejam mitigados para os moradores. “A parceria com moradores e comunidades é fundamental até para se fazer uma previsão de recursos para os próximos anos. Desta forma o Poder Público poderá atender melhor às famílias em eventuais situações de calamidade como esta”, afirma Gabriel.

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Organizada com a participação da sociedade e do poder público, fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir todas as necessidades dos cidadãos. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, formada por profissionais contratados e voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível.

Postado: 29/09/2021
Atualização: 29/09/2021