Gabriel propõe facilitar prova de vida de beneficiários do INSS

A prova de vida voltará a ser exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados e pensionistas a partir de 1º de junho. Os bloqueios que estavam suspensos desde março de 2020 agora voltarão a acontecer e os aposentados e pensionistas precisam ficar atentos com o novo calendário. Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício.  Muitos segurados se confundem e acabam comparecendo às agências do INSS para realizar a prova de vida, o que é um erro, a prova de vida não é realizada na agência do INSS, mas sim no banco onde o benefício é pago para você.

Foi encaminhado nesta segunda-feira, dia 24, o Requerimento nº 385/2021 a todas as agências bancárias de Santo Antônio da Patrulha. O proponente vereador e líder de Bancada Gabriel Diedrich (MDB) sugere as agências, através de seus colaboradores, se desloquem até os beneficiários, principalmente os acamados e os que possuem dificuldades de locomoção, para realizarem uma ação em massa das provas de vida dos seus clientes do INSS. A ideia é evitar que os beneficiários, pertencentes ao grupo de maior risco, que precisam fazer a comprovação gastem seus recursos em deslocamento para ir até as agências. Este requerimento foi assinado e aprovado por todos os vereadores, na 16ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores.

Gabriel lembra que, neste momento de pandemia os idosos estão, caso precisem comprovar a existência, submetidos a longas filas, aglomerações, gente sem máscara, riscos de contrair o coronavírus, pedintes e golpistas em portarias das agências financeiras. Com isso, a ação proposta, evitará uma série de outras preocupações e situações constrangedoras.

Postado: 25/05/2021
Atualização: 25/05/2021