Gabriel sugere a aquisição de um castramóvel

O vereador Gabriel Diedrich (MDB) apresentou proposição sugerindo que a administração municipal adquira um castromóvel, visando auxiliar os atendimentos de castrações de cães e gatos, objetivando o controle populacional destes animais no município. O pedido em forma de indicação ocorreu na 19ª Reunião Ordinária da Câmara ordinária, na última segunda-feira, dia 14.

Uma demanda antiga dos defensores dos animais e de toda aquela população que ama os animais: a castração. A castração animal é uma solicitação de todos que gostam e sabem cuidar bem dos animais e lamentam o sofrimento destes cães e gatos com inúmeras dificuldades ao serem abandonados nas ruas.

Quanto mais cedo o animal doméstico for castrado, obedecendo a idade mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, melhor se recupera e a idade média do animal aumenta consideravelmente, saindo dos normais 4 anos para até 14 anos de vida. A castração previne no caso dos machos o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua.

Gabriel justifica que o procedimento evita o crescimento desenfreado da população de cães e gatos nas ruas da cidade e educar os tutores em relação às suas responsabilidades com os animais. “A prefeitura poderia realizar uma campanha de esterilização de machos e fêmeas, por exemplo, em parceria com as clinicas veterinárias, levando até as comunidades mais carentes até a chegada promissora de um veículo adaptado (castramóvel)”, finaliza.

Postado: 18/06/2021
Atualização: 18/06/2021