Gaúcho visita a primeira cidade gaúcha a incluir Libras em currículo escolar
Para conhecer de perto a estrutura e o local, o vereador Marcelo Gaúcho e a professora Alini Mariot foram conhecer nesta quarta-feira (27) a EMEF Bilíngue Vitória, em Canoas, a primeira cidade gaúcha a incluir Libras no currículo escolar. No local, que atende uma média de 40 alunos, as disciplinas tradicionais são ensinadas em duas línguas: Libras e Português. As duas disciplinas, inclusive, têm a mesma carga-horária de ensino.
Marcelo e Alini foram recebidos pelo vereador do município Gilson Oliveira e pela Secretária da Educação Neka Escobar. O intuito da visita foi buscar informações, conhecimentos e experiências que levaram ao desenvolvimento deste projeto.
“A cidade de Santo Antônio da Patrulha acompanha estas questões sobre a inclusão. Quem sabe compartilhar um novo projeto politico pedagógico? Acredito que este pensamento deva começar a ser construído no município”, salienta Gaúcho.
Segundo a professora Alini, que trabalha na FURG, “a verdadeira essência é ensinar o surdo perante sua potencialidade visual, não limitar o mesmo a ser normalizado perante o meio ouvinte. As políticas públicas de inclusão devem assumir um ensino que valorize as diferentes potencialidades de seus alunos”.
“A EMEF Vitória é uma escola que faz um trabalho diferenciado, é uma exceção dentro da rede pública de ensino em Canoas e no Rio Grande do Sul. A escola é um universo que respira a comunicação de sinais, pensada exclusivamente para o desenvolvimento pedagógico das crianças e adolescentes surdos”, finaliza a secretária da Educação de Canoas.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 29/03/2019 Atualização: 29/03/2019 Acessos: 239