Insatisfeitos com a poeira, moradores do 1º Distrito procuram Legislativo

Na segunda-feira, dia 13, após o término das reuniões das Comissões, moradores da localidade de Rincão do Capim, 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha, estiveram reunidos com os vereadores buscando um apoio referente a um problema antigo da região, a exposição diária pelo excesso de poeira.

Vários moradores se manifestaram e expuseram os problemas gerados pela poeira e suas dificuldades, principalmente os que residem próximo a estrada principal do 1º Distrito.

O grande fluxo de veículos pesados que transitam pelo trecho todos os dias, desde as 4h da manhã até a meia noite, levantam uma alta quantidade de poeira, que se espalha pelas residências próximas. Hoje já tem moradores que à noite dormem em galpões, um pouco mais afastados da estrada. Outra preocupação apresentada aos vereadores é o risco de doenças pulmonares.

Uma das opções ventiladas pelos moradores, era que as próprias empresas pudessem molhar a estrada diariamente com caminhão pipa para reter a poeira. Porém, já existe uma normativa referente a esta situação, mas que nunca foi obedecida. O assunto inclusive será levado ao conhecimento da secretaria do Meio Ambiente, pois o procurador do município, Dr. Igor Oliveira, estava presente na reunião.

No final, o vereador André Selistre, em comum acordo com os demais vereadores, sugeriu que nos próximos dias fosse agendada uma reunião na própria comunidade para discutir sobre a situação, junto com as empresas que exploram comercialmente a região, e ter uma solução definitiva.

Postado: 16/02/2023
Atualização: 17/02/2023