INSS volta a ser pauta e mobiliza autoridades locais

A atual situação do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Santo Antônio da Patrulha, voltou a ser discutido durante uma reunião no gabinete do Prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz, na manhã desta quarta-feira (04). O principal motivo é o retorno das perícias para a agência de Santo Antônio da Patrulha.

O novo modelo de funcionamento da perícia médica federal, conforme estabelecido pela Lei 13.846/2019 foi aprovada em junho de 2019 e teve origem na Medida Provisória 871/2019. Os peritos médicos federais estão vinculados, agora, à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e não mais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desde 2014 o vereador André Selistre (PSB) vem pontuando os problemas, articulando e buscando soluções com os vereadores, deputados, senadores, poderes executivo e judiciário, comissões dos idosos e previdenciários, contudo a situação continua fragilizada.

“Hoje os beneficiários já estão sendo prejudicados com a falta de perito e assistente social para atendimento no município. Com este remanejamento ocorrerá uma sobrecarga de trabalho em outras cidades”, lembra André.

Também participaram da reunião Luiz Antônio Rocha, gerente executivo regional de Canoas/RS, Dra. Fernanda Migliavacca, OAB/SAP, Dr. Flavio Beatricci, Comissão dos Direitos Previdenciários, Ferúlio Tedesco, Secretário Municipal do Planejamento, Dra. Digiane Stecanela, procuradora do Município e Gabriel Diedrich, chefe de gabinete.

Postado: 04/03/2020
Atualização: 04/03/2020