Jacira alerta para a alta demanda nos atendimentos no período de frio

A vereadora Jacira Santos, líder da Bancada Progressistas, alertou para o aumento na procura por atendimento hospitalar devido a ampliação de casos de doenças infecciosas virais, especialmente as respiratórias. Esse aumento tem sido observado em todo o Estado, afetando todas as regiões.

A vereadora abordou este assunto durante a 18ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira, dia 05, e teve o apoio unânime dos vereadores. Diante dessa situação, também enfrentada em Santo Antônio da Patrulha, a vereadora encaminhou a Indicação nº 214/2023 ao Poder Executivo, à secretaria da Saúde, à direção do Hospital Municipal e às equipes técnicas. O objetivo da indicação é solicitar a ampliação dos atendimentos à população neste período de frio.

Uma das medidas é aumentar as equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de ampliar os atendimentos na Atenção Primária. Isso visa reduzir a procura por serviços de urgência e emergência hospitalar, permitindo que esses serviços possam se concentrar nos casos mais graves.

Jacira também informou que nos próximos dias haverá uma reunião com o prefeito Municipal, Rodrigo Massulo, com o diretor administrativo HSAP-Associação Vila Nova, Jeremias da Silva, e o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, para tratarem sobre os planos de trabalho para suprir a demanda de atendimento à população.

Essa ação proposta pela vereadora busca garantir que a população tenha acesso a atendimento adequado e que os casos mais graves sejam atendidos de forma prioritária. A extensão dos serviços nas UBS pode contribuir para aliviar a demanda nos hospitais, permitindo um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis e uma resposta mais eficiente aos casos de maior gravidade.

Postado: 07/06/2023
Atualização: 28/06/2023