Jacira e Gabriel retornam de Brasília com boas expectativas

Produtiva! Assim foi definida a viagem a Brasília feita pela vereadora Jacira Santos (Progressistas) e o vereador Gabriel Diedrich (MDB), ocorrida na primeira semana do mês de setembro. A viagem foi com o objetivo de conseguir avançar nas tratativas sobre a oferta dos cursos de Medicina e Enfermagem no Campus FURG em Santo Antônio da Patrulha.

Durante a 32ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 11, ao falar sobre a viagem, a vereadora Jacira diz que várias foram as tratativas e compromissos assumidos nos últimos meses por entender a importância da vinda desses cursos para Santo Antônio da Patrulha.

Desde o primeiro encontro, através da articulação do Deputado Federal Elvino Bohn Gass e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/SAP, Samuel Santos, a administração municipal trabalhou fortemente e fez um minucioso trabalho elaborado pelo secretário da Saúde, Antônio Selistre.

Em sua fala, o vereador Gabriel pontuou que Santo Antônio da Patrulha levou o tema de casa indicado em março pela diretora da SESu/MEC, Gisele Viana Pires, e a secretária Denise, neste dia, recebeu um documento robusto que deixa claro ao MEC que o Município fará todo o possível para concretizar esse projeto. O próximo passo está sob a responsabilidade da universidade. À FURG caberá desenvolver o projeto pedagógico do curso e encaminhá-lo ao MEC, inclusive com a solicitação de abertura de vagas para docentes.

Além do prefeito Rodrigo Massulo, a comitiva patrulhense que tratou deste assunto esteve formada pelo secretário municipal de Saúde, Antônio Selistre, pelo diretor do Campus FURG/SAP, Antônio Valente, pelo vereador Gabriel Diedrich e pela vereadora Jacira Santos. O grupo foi recebido pela secretária de Educação Superior – SESU do MEC, Denise Pires de Carvalho, e também pela Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde da SESu, Gisele Viana Pires, pelo Coordenador-Geral de Articulação Institucional da SESu/MEC, Jackson Raymundo e pela assessora parlamentar do gabinete do Ministro da Educação, Rachel Moreira.

Os vereadores também tiveram a oportunidade de realizarem uma reunião no FNDE com o consultor, Davidson Francis Graciano, buscando liberar a obra de construção da nova Creche Costinha, pleitear uma nova escola de educação infantil no bairro Santa Teresinha, novos ônibus para o transporte escolar, dentre outras melhorias estruturais em escolas da rede municipal.

Com o objetivo de aproveitarem ao máximo a viagem, os vereadores tiveram a oportunidade de visitar e conversar com o senador Hamilton Mourão, a chefe de gabinete, ex-deputada federal e suplente de senadora Liziane Bayer, o deputado federal Alceu Moreira, e o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Augusto Nardes, em busca de emendas parlamentares e pedindo o apoio político da implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG de Santo Antônio da Patrulha.

Postado: 13/09/2023
Atualização: 19/09/2023