Jacira propõe a criação de Campanha Março Lilás e Azul Marinho

O mês de março, além de trazer o Dia Internacional da Mulher para conscientizar a população feminina sobre seus direitos, com essa campanha visa levar informação e estimular a prevenção contra o câncer de colo uterino e colorretal, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

A Indicação nº 051/2023, lida e aprovada durante a 4ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 27, a proponente vereadora Jacira Santos prevê a criação de Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de útero e Colorretal no âmbito municipal. Conforme a vereadora as ações de conscientização e prevenção seriam realizadas durante o “Março Lilás e Azul-Marinho”, promovidas pela administração municipal, em parceria com a sociedade civil.

Segundo a proposta, a campanha tem caráter preventivo e visa mobilizar e conscientizar as mulheres e a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e Colorretal. O objetivo é alcançar mulheres de 25 a 64 anos de idade para realizarem o exame preventivo nas unidades de saúde. Também defende a realização de mutirões para realização dos procedimentos de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino, por meio de consultas especializadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o exame preventivo do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

Por fim, a vereadora explica que o câncer de colo uterino é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez. Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o apontam como o terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal.

Postado: 03/03/2023
Atualização: 09/03/2023