Jacira propõe a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas no município

Durante a 10ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 08, na Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha, a vereadora Jacira Santos (Progressistas) propôs a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO’s) no município. A proposta foi feita através da Indicação nº 068/2024 e aprovada por unanimidade.

O objetivo é planejar e executar ações de saúde observando os princípios e diretrizes do SUS, o que garantirá aos patrulhenses o acesso universal e igualitário aos serviços odontológicos, para promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos usuários.

A vereadora destaca que o serviço de saúde bucal oferecido pela da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), aos pacientes, são atendimentos odontológicos centrados na Atenção Primária à Saúde (APS), que cumpre relevante papel como primeiro nível de atenção do SUS, mas oportuniza apenas procedimentos odontológicos básicos, com ênfase na prevenção.

É sabido que aproximadamente 85% dos problemas de saúde bucal são resolvidos na Atenção Primária, entretanto, o restante dos casos, necessitam de atenção especializada para efetivo tratamento. “Assim, consideramos que todo cidadão patrulhense possui direito ao atendimento adequado, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento”, diz Jacira.

Postado: 11/04/2024
Atualização: 24/04/2024