Jacira propõe campanha para estimular doação de medula óssea

Com a proposta de reduzir o tempo de espera por um doador de medula, a vereadora e líder do Governo, Jacira Santos (Progressista), apresentou, na última sessão da Câmara Municipal a Indicação 019/2023 propondo, ao Poder Executivo e a secretaria da Saúde, um projeto com o objetivo de conscientizar e estimular a doação de medula óssea. A vereadora afirma que é fundamental estimular a doação voluntária para ampliar a possibilidade de encontrar um doador.

A indicação prevê ainda o desenvolvimento de atividades para orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores, para profissionais da área da saúde, especialmente aos que atuam nas unidades de obstetrícia, oncologia e no Programa de Saúde da Família.

Uma das propostas é a criação de uma caminhada anual intitulada “Projeto Salvo em Vida” com o objetivo de informar, sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade da existência de doadores de medula óssea, e o mais importante, em poder salvar uma vida em vida.

Com base na formalização, a vereadora prevê publicações nas redes sociais, distribuições de panfletos informativos, afixação de cartazes nas antessalas do Posto de Saúde Central e UBS contendo informações sobre as condições para que a pessoa seja doadora.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela, são produzidos os componentes do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas; ela é, por conta disso, conhecida como fábrica do sangue. Entretanto, quando alguma doença sanguínea, como a leucemia, impede ou prejudica o pleno funcionamento do tecido, o paciente precisa passar por um transplante, que substitui as células doentes de medula óssea por células saudáveis.

Postado: 15/02/2023
Atualização: 22/02/2023