Jacira propõe estudos para implantação de um Hospital Universitário

Com o Litoral Norte sofrendo com a carência na área hospitalar pública, a implantação do Hospital Universitário em Santo Antônio da Patrulha seria uma saída para atender a demanda dos cursos de graduação na área da saúde, bem como para suprir a lacuna existente na região.

A vereadora Jacira Santos (Progressista) propôs ao Executivo Municipal, por meio da Indicação nº 031/2022, aprovada por unanimidade, durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara dos Vereadores, realizada nesta quinta-feira, dia 24, um estudo da viabilidade para a implantação de um Hospital Universitário no município. Além disso, sugere que sejam firmados parcerias público/privado, envolvendo entidades como a FURG, Santa Casa de Misericórdia de POA, município, Estado RS e União.

Na justificativa, a vereadora salienta que estabelecimentos desse tipo são centros de formação de recursos humanos e desenvolvimento de ensino e pesquisa. Cita ainda que é uma grande fonte de pesquisa e une indissociavelmente três alicerces interligados: ensino, pesquisa e extensão. É fundamental para a formação dos estudantes dos cursos de saúde atuarem de forma prática, sob supervisão de profissionais formados e experientes, aprendendo logo a importância do atendimento humanizado. Assim responsáveis pela formação e especialização de novos profissionais de saúde.

É preciso criar uma campanha em prol do Hospital Universitário em Santo Antônio da Patrulha e que, nesse sentido, pretende atuar na conscientização da população, da classe empresarial e da imprensa, para que essa ideia possa ser defendida e abraçada por todos.

Postado: 03/03/2022
Atualização: 03/03/2022