Jacira sugere a criação de uma horta hospitalar

Criar uma horta hospitalar pode ser uma excelente ideia para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes e colaboradores do hospital de Santo Antônio da Patrulha. Além de fornecer alimentos frescos e saudáveis, a horta também pode servir como uma atividade terapêutica para os pacientes, proporcionando uma forma de conexão com a natureza aliviando a ansiedade e o estresse dos associados ao ambiente hospitalar.

Com o objetivo de produzir alimentos saudáveis, proporcionar um ambiente agradável e estimulante, a vereadora Jacira Santos protocolou a Indicação nº 127/2023 na Câmara, aprovada na última sessão ordinária, sugerindo a administração do hospital municipal a implantação de uma horta comunitária nas dependências da instituição. A interação com a natureza e a observação do crescimento das plantas também podem ajudar os pacientes a desenvolver habilidades cognitivas e sociais importantes, como concentração, paciência e trabalho em equipe.

Ao mesmo tempo, a horta hospitalar pode ser usada como uma oportunidade para promover a educação nutricional e alimentação saudável entre os pacientes e colaboradores, além de permitir que eles aprendam sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

Por fim, a vereadora acredita que uma horta hospitalar pode ajudar a criar uma comunidade mais forte e unida, onde os pacientes possam se sentir conectados uns aos outros e aos profissionais de saúde. “Com a ajuda da horta, eles podem trabalhar juntos em um projeto importante comum, desenvolvendo habilidades e competências para o seu processo de recuperação”.

Postado: 11/04/2023
Atualização: 26/04/2023