Liga Feminina de Combate ao Câncer participa da Tribuna Livre

Durante a 10ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira (08), conforme previsto pelo regimento interno, a Liga Feminina de Combate ao Câncer teve a oportunidade de ocupar a Tribuna Livre. Este ano marca um marco importante para a instituição, que completa 50 anos de atuação no município de Santo Antônio da Patrulha.

Na Tribuna, a presidente da Liga Feminina do Combate ao Câncer, Reni Thomasi, acompanhada pela voluntária Dra. Maria da Graça Castilhos, relembrou a fundação do núcleo da Liga em Santo Antônio da Patrulha, ocorrida em 07 de agosto de 1974. Naquela ocasião, um grupo de senhoras se reuniu para estabelecer o núcleo, com a presença marcante da presidente da Liga de Porto Alegre, Lygia Pratini de Moraes. Desde então, a Liga tem desempenhado um papel crucial no apoio e acompanhamento das mulheres patrulhenses enfrentando a difícil batalha contra o câncer.

Reni Thomasi destacou os avanços significativos na medicina, nos tratamentos e nas técnicas cirúrgicas ao longo desses quase 50 anos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e maior sobrevida para os pacientes. A voluntária Dra. Maria da Graça Castilhos também foi enaltecida por seu importante papel na Liga, oferecendo seus serviços advocatícios (sem custas) para defender os direitos das portadoras de câncer em relação às dificuldades enfrentadas no sistema de saúde pública.

Atualmente, a Liga em Santo Antônio da Patrulha conta com mais de 35 voluntárias que compartilham dos mesmos objetivos em ajudar aqueles que mais necessitam, oferecendo apoio financeiro, medicamentos, exames e visitas assistidas.

Ao final de seu discurso, Reni expressou sua gratidão a todos os colaboradores e aos Poderes Executivo e Legislativo, cuja parceria tem sido fundamental para alcançar os 50 anos de dedicação e trabalho da instituição. Também se fez presente na Câmara de Vereadores o Dr. Paulo Thomasi, esposo da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Reni Thomasi.

Foi anunciado que no dia 20 de abril, a partir das 19 horas, na Igreja da Boa Viagem, será realizada uma missa jubilar em comemoração aos 50 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer, e todos estão cordialmente convidados a participar deste momento especial.

Postado: 10/04/2024
Atualização: 10/04/2024